Investir em saúde: quais as alternativas no mercado? 

11 de julho de 2022

Focar em determinados segmentos da economia pode ajudá-lo a aproveitar tendências ou a explorar setores mais consolidados. 

Entre as alternativas disponíveis, você pode decidir investir em saúde, considerando as opções disponíveis no mercado. 

Dessa forma, será possível alocar os seus recursos em oportunidades que envolvem desde hospitais e clínicas de exames a empresas de tecnologia médica. 

Porém, é preciso conhecer as características e cada investimento disponível para encontrar o que faz sentido para o seu perfil.  

Qual é o cenário de saúde? 

Antes de considerar investir no mercado de saúde, vale a pena descobrir as características do setor e seu desempenho. 

Embora os anos de 2020 e 2021 tenham sido atípicos por conta da pandemia, o segmento teve destaque especial. 

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o total de beneficiários de planos em maio de 2021 foi o maior registrado desde 2016.  

Além disso, em um ano, foram mais de 1,3 milhão de novos beneficiários

Já a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) indicou que, em 2020, houve um aumento de quase 14%

Para 2021, a rede privada prevê um faturamento de quase R$ 314 bilhões, representando um aumento de quase 14% em relação a 2020. 

Quais são as perspectivas para o setor? 

Após o diagnóstico inicial, as perspectivas para o segmento também devem ser consideradas. 

A tendência é que a saúde continue a se expandir, já que os cuidados nesse campo são uma necessidade contínua. 

Também é possível esperar novidades com a incorporação de novas tecnologias aos procedimentos e etapas do segmento. A telemedicina, por exemplo, ganhou força na pandemia e pode se consolidar. 

Ademais, existem outros aspectos, como robótica, inteligência artificial (IA) e computação na nuvem incorporadas tanto à medicina quanto ao desenvolvimento de soluções. 

Outro ponto envolve a integração de modernidade nos atendimentos, buscando melhorar a experiência dos pacientes. 

Quais as vantagens de investir no setor de saúde? 

A soma do desempenho histórico com as perspectivas para a indústria de saúde no Brasil e no mundo podem tornar atraentes os investimentos no setor — ainda que o crescimento não seja garantido. 

Além disso, por envolver necessidades básicas e prioridades, o mesmo pode se mostrar consolidado na visão de muitos investidores. 

Outra vantagem é a possibilidade de encontrar alternativas variadas relacionadas ao bem-estar e cuidado pessoal, visto que isso pode ajudar a compor uma carteira de investimentos diversificada. 

Outro ponto também importante é que o retorno sobre o capital investido pode ser interessante, considerando o potencial de lucro e expansão do negócio.  

Contudo, é fundamental que os tipos de investimento sejam avaliados com base nas suas características, como você verá adiante. 

Quais são os riscos de investir nesse setor? 

Apesar das vantagens, o segmento de saúde também tem riscos que precisam ser considerados. 

Embora, globalmente, seja um segmento em expansão, os serviços individuais podem trazer riscos maiores ou menores. 

Isso porque, ao investir em planos do setor, por exemplo, você se expõe a riscos relacionados à regulamentação ou à perda de clientes, já que empresas voltadas para a área corporativa sofreram mais os impactos da pandemia de covid-19, devido às demissões. 

O segmento de tecnologia também pode sofrer impactos causados por medidas de regulamentação, dado que a não-aprovação de um tratamento ou a suspensão de uma pesquisa podem comprometer os resultados de empresas específicas. 

Contudo, os perigos podem ser mitigados a partir de um gerenciamento. Assim, é possível diminuir o impacto de potenciais problemas do segmento ao diversificar a carteira e tomar outras medidas relevantes. 

Quais são as alternativas para investir em saúde? 

Sabendo que investir no mercado da saúde pode ser atraente, vale a pena conhecer as oportunidades disponíveis. 

Dessa forma, você poderá compreender quais são os ativos disponíveis e se eles estão condizentes com a sua estratégia. 

Confira algumas logo abaixo! 

Ações de empresas ligadas ao setor 

As ações correspondem às menores partes do capital social de uma empresa. Ao comprá-las na bolsa de valores, você começa a participar dos resultados do negócio e do seu potencial de valorização. 

No caso daquelas do segmento de saúde, a valorização dos papéis é um dos principais métodos para obter retorno. Porém, muitas empresas do ramo também fazem a distribuição regular de proventos, visto que eles representam formas de remuneração dos investidores, como os dividendos. 

Essa categoria de provento corresponde a uma parte do lucro líquido, distribuída proporcionalmente entre os acionistas. Então, ao escolher uma companhia que seja boa pagadora, a rentabilidade pode ser favorecida. 

ETFs 

Outra opção para quem deseja investir na saúde no mercado financeiro envolve os chamados exchange traded funds ou fundos de índice (ETFs).  

Eles funcionam como outros fundos: a participação depende da aquisição de cotas e o dinheiro é movimentado por um gestor profissional. 

Porém, a diferença está na estratégia, visto que os mesmos seguem uma gestão passiva e visam replicar a carteira teórica de um índice de mercado. Com isso, investem nos mesmos ativos e na mesma proporção do portfólio do indicador. 

BDRs 

Sigla para brazilian depositary receipt, o BDR também pode ser chamado de certificado de depósito de valores mobiliários brasileiro. 

Esse é um tipo de investimento de renda variável negociado na bolsa de valores que oferece exposição a ativos internacionais. 

Além disso, ele funciona da seguinte maneira: uma instituição depositária adquire os ativos no mercado externo e, depois, emite certificados no Brasil. Esses têm lastro nos ativos internacionais que, ao investir em um BDR, você ganha direito ao resultado equivalente da sua participação. 

Na dúvida, conte com uma assessoria de investimentos 

Para ter apoio na tomada de decisão para investir em saúde, vale a pena buscar informações qualificadas e se apoiar em uma assessoria de investimentos. 

Na Finance Capital, por exemplo, o nosso time é formado por profissionais qualificados e certificados do mercado financeiro. 

Com o atendimento prestado pelos assessores, aqui você também poderá conhecer melhor as suas oportunidades e tirar dúvidas acerca do conteúdo. 

Além do mais, os nossos assessores podem ainda ajudar a acompanhar a sua carteira — o que pode ser útil no momento de efetuar o rebalanceamento do portfólio, por exemplo. 

Então, analise as suas características e trace uma estratégia para alocar os seus recursos adequadamente. 

Gostou de aprender sobre o assunto? 

Para saber mais sobre o mercado financeiro, entre em contato conosco da Finance Capital e conte com nossos assessores! 

Finance Capital

Rua Rômulo - Vila Romana, 41 Goiânia - GO - CEP 74713-130

Entre em contato

Siga nossas redes sociais

e acompanhe nosso trabalho

e nossos conteúdos de valor

© Copyrigth 2022 | Finance Capital – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Traço Negócios.

Entre em contato!