Organizações em todo o setor de saúde estão à procura de oportunidades para atrair, construir capacidades e atrair clientes.
Dessa forma, com a indústria ainda contando com participantes tradicionais – como hospitais, seguradoras e farmacêuticas –, novas parcerias estão surgindo com instituições de diversos setores em busca de fontes de receita inéditas, maior foco nos resultados e mais controle sobre participação nesse crescente mercado.
Por isso, se lhe falta segurança sobre como começar a investir no segmento que mais cresce no mundo, esse post explica os conceitos básicos do mercado financeiro e dos investimentos, de um jeito direto e descomplicado. Confira:
Identifique seu perfil de investidor
O primeiro passo antes de tomar qualquer decisão de investimento é saber qual é o seu perfil de investidor.
Essa é a característica determina o seu nível de tolerância ao risco e pode orientar a sua tomada de decisões.
Nessa fase, você também deve analisar sua capacidade de se arriscar em relação a cada investimento.
Defina os seus objetivos financeiros
Ainda, é necessário estabelecer os seus objetivos financeiros com esse tipo de investimento.
Por isso, determine o patamar de resultados que deseja alcançar com os aportes e avalie se deseja obter renda passiva pelos dividendos, por exemplo.
Também vale a pena definir os prazos, visto que estamos falando de investimentos de renda variável que costumam ser favorecidos pelo longo prazo, podendo diluir parte dos riscos e aproveitar o acúmulo do desempenho em relação ao tempo.
Trace uma estratégia de investimentos
Após identificar o seu perfil e saber quais são os seus objetivos, é preciso traçar uma estratégia para investir.
Nesse momento, você deve definir, por exemplo, qual será a frequência de aportes e quanto pretende aportar periodicamente. Além disso, é interessante estabelecer resultados de interesse e pontos de atenção, como indícios de saída do investimento.
Dessa forma, com uma estratégia definida e bem formulada, poderá alocar os seus recursos com mais inteligência.
Faça uma análise fundamentalista
Antes de emitir uma ordem de compra em ações, é essencial conhecer o investimento de modo aprofundado. Por isso, é necessário fazer uma análise fundamentalista, considerando as empresas ou os fundos.
Nessa hora, você pode utilizar os indicadores para entender, se um ativo é negociado por um preço justo, barato ou supervalorizado, avaliando também a saúde financeira das empresas e as perspectivas de resultados.
Isso ajudará na tomada uma decisão mais consciente.
Diversifique a carteira
Independentemente da estratégia adotada, vale a pena recorrer à diversificação de carteira. Assim, você evita a concentração de recursos, mitiga os riscos e favorece os ganhos.
É o caso de não investir todos os recursos em apenas uma ação do mercado de saúde.
Ademais, é possível diversificar entre ações, BDRs e ETFs, por exemplo. Com isso, há a chance de aproveitar a diversificação internacional, expondo-se a empresas globais.
Faça o rebalanceamento da carteira
Depois de criar seu portfólio, é fundamental acompanhá-lo para garantir que ele se mantenha atualizado e relevante.
Para tanto, o ideal é que você realize o rebalanceamento na carteira ao longo do tempo.
Então, tenha o hábito de conferir os resultados e veja se é preciso comprar ou vender ativos. Desse modo, você mantém o perfil de risco sob controle e pode aproveitar oportunidades que surjam em determinados períodos.
Na dúvida, conte com uma consultoria executiva
Para ter apoio na tomada de decisão para investir em saúde, vale a pena buscar informações qualificadas e se apoiar em uma consultoria executiva.
Na Finance Capital., por exemplo, o nosso time é formado por profissionais qualificados e certificados no mercado.
Com o atendimento prestado pelos assessores, aqui você também poderá conhecer melhor as suas oportunidades e tirar dúvidas acerca do conteúdo.
Além do mais, os nossos assessores podem ainda ajudar a fazer toda a gestão do seu negócio, onde poderão planejar, conduzir e executar estratégias de sucesso, agregando valor à sua clínica ou hospital.
Portanto, analise as suas características e trace uma estratégia para alocar os seus recursos adequadamente.
Gostou de aprender sobre o assunto?
Para saber mais sobre esse conteúdo, entre em contato conosco da Finance Capital e conte com nossos assessores!